Reciclagem: o seu condomínio dá o destino correto para o lixo?

Uma das dificuldades de todo o síndico é alinhar a separação do lixo com todos os condôminos, destinar o lixo da maneira correta para que a reciclagem do lixo aconteça como o esperado.

Mas nós não precisamos cair no comodismo e aceitar que está tudo bem, só porque “todo mundo já faz isso, mesmo.” É possível conscientizar os moradores e aplicar ações para ser ecologicamente correto.

Com este texto, esperamos que você tenha ideias para diminuir o impacto ambiental no seu condomínio.

Use a sua liderança para o bem comum

O que todo mundo está cansado de escutar é que a reciclagem ajuda a resolver o número de dejetos que acaba indo parar na natureza. Porém, por falta de informação, o que não se sabe é que a reciclagem é ótimo para a economia também.

Reciclar faz diminuir a procura por matéria-prima que encarece a produção de bens transformados. Reaproveitando o plástico, o metal e o vidro, é possível baratear os custos no início da cadeia produtiva.

Que ações você pode fazer para reduzir o lixo e instaurar a cultura de reciclagem no seu condomínio?

Por causa da fraca educação ecológica que tivemos e uma cultura pobre, muitas vezes esquecemos o que pode ser feito para evitar o desperdício e dar o destino correto dos resíduos.

Por isso queremos listar algumas formas de você, como síndico, melhorar essa característica do seu conjunto habitacional.

Conscientização da comunidade

Que tal começar mexendo no consciente dos inquilinos, levando mais conhecimento a elas? Veja alguns possíveis projetos:

  • Espalhar folhetos informativos, sendo no elevador ou no mural de recados, falando sobre a importância da reciclagem e como o condomínio se tornaria um lugar mais agradável de se viver;
  • Promover atividades voluntárias para as crianças, com essa temática;
  • Trazer palestras para dentro do condomínio;
  • Incentivar o debate nos corredores, no elevador ou nas reuniões sobre a importância da separação do lixo.

Melhora na estrutura

Se o trato com as pessoas não for o seu forte e você não estiver disposto a se desafiar, experimente fazer um leve investimento ao organizar as lixeiras do prédio de cada bloco.

Imagina que incrível termos lixeiras com o destino de cada tipo de entulho, nas cores corretas de cada um:

Latas de lixo coloridas para separação correta

Orientação dos funcionários

Qualquer mudança nos processos do condomínio exige-se capacitação e treinamento da equipe para atender as necessidades. Experimente alinhar com governanta, serviços gerais e portaria a fiscalização desta separação.

Traga o seu time para te ajudar nesta etapa. Com  os colaboradores alinhados, a implementação da mudança ficará ainda mais fácil.

Alinhar a coleta de lixo

Acontece em muitos prédios e há relatos de moradores que vivenciam o ato de colocar todo o lixo num mesmo latão e destinar tudo para a coleta orgânica. Essa atitude pode gerar graves prejuízos com órgãos ambientais e é preciso estar atento a esse costume.

Converse com a prefeitura e os órgãos responsáveis para alinhar a melhor forma de descartar e separar o entulho. Dessa forma você consegue destinar da forma correta até mesmo  pilhas, remédios, materiais tóxicos, gordura e lixo eletrônico.

De que adianta o morador separar no apartamento se o próprio condomínio não faz a sua parte?

Atitudes que exigem quebrar a rotina, mas que não nos parecem difíceis. É preciso sair da zona de conforto e agir! Temos certeza que ao adotar estas práticas você ganhará popularidade no seu condomínio.

WhatsApp chat